sábado, 19 de fevereiro de 2011

Chapter 9 - Ed Motta



Chapter 9 - Ed Motta


Track List:


1. The Man From The Oldest Building
2. You're Supposed To...
3. Twisted Blue
4. The Runaways
5. St. Christopher's Last Stand
6. Tommy Boy's Big Mistake
7. The Sky Is Falling
8. The Caretaker
9. Georgie And The Dragons
10. Ikarus On The Stairs


Parcerias:


Cláudio Botelho - Composição de letras;
Rob Gallagher - Composição de letras.


Ed Motta:


Eduardo Motta, (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1971) é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. A música de Ed Motta está enraizada nos estilos Funk/Soul e Disco, mas visita muito bem o Jazz, a Canção, a bossa nova, o reggae, o rock, e as trilhas sonoras de filmes como Pequeno Dicionário Amoroso, A Partilha Sexo, Amor e Traição e animações como Tarzan e A Nova Onda do Imperador, ambos da Disney.

Com esta diversidade de estilos e vários álbuns lançados no exterior, Ed Motta possui uma reconhecida carreira nacional e internacional. Já tocou e gravou com inúmeros nomes do cenário mundial, como 'Incognito', Bernardie Purdie (baterista do 'Steely Dan'), '4chan', 'Jazzinho' (grupo português), entre outros.

Sobrinho do compositor carioca Tim Maia, Ed Motta ficou conhecido no fim dos anos 1980, com as composições Manuel, e Vamos dançar, que gravou com a sua então banda Conexão Japeri. Nos anos 1990, retornou às paradas de sucesso com os hits Fora da lei, Vendaval e Colombina (esta, lançada em 2000).

Além de multi-instrumentista, Ed também é colecionador de discos(possui mais de 30 mil títulos), fã de quadrinhos europeus e notório apreciador de vinhos, cervejas e chás.


Chapter 9:


Nono trabalho de Ed Motta, "Chapter 9" é mais um excelente disco na carreira do compositor; e, como quase todo disco do mesmo, traz boas novidades musicais.

Desde o surgimento de sua música aos nossos ouvidos, poucos músicos foram tão experimentais, perfeccionistas e, fundamentalmente inteligentes como Ed Motta; são 20 anos de carreira embalados pelas mais diversas faces. Passou com extrema habilidade pelo soul e funk, experimentou muito com o jazz e suas diversas vertentes, foi pop (no sentido de popular) e fez dançar com seus manuais práticos que continham hits inspiradíssimos, além de flertar com diversos outros estilos.

Por fim, em 2008, com "Chapter 9", Ed realiza um trabalho há tempos pretendido pelo mesmo; o primeiro pitaco sobre o disco que gostaria de enaltecer, são suas letras em inglês.

Em parceria principalmente com o britânico Rob Gallagher e Cláudio Botelho, Motta realiza um de seus principais desejos claros em sua carreira, que é compor um disco todo em inglês (vide, é claro, suas vastíssimas influências musicais). Cantando com a maestria de sempre, em Chapter 9 somos presenteados com a temática britânica; aliás, o disco flerta e até experimenta, em diversos momentos, com o rock; logo, constatamos a aula de arranjos que Motta realiza no álbum.

Outro ponto que não poderia deixar de ressaltar é que Motta, em "Chapter 9", sozinho, toca todos os instrumentos presentes no disco, trabalhou em todos os arranjos do mesmo e cuidou, concomitantemente, de toda a produção final. Entre letra e instrumental, caros amigos leitores, confesso-lhes; sou mais fã e entusiasta da segunda arte supra descrita, ou seja, do domínio quanto ao instrumento musical (e, por domínio, creio que o mesmo se dá de várias maneiras; como a lista aqui é interminável, prefiro pular essa parte, enfim). Independentemente de fazer ou não o gosto pessoal de cada um é no mínimo digno de respeito e veneração ver um músico compondo todos os instrumentos de seu disco; sou, confesso, profundo admirador de músicos multi-instrumentistas; no caso de Motta, sou ainda mais fã, pelo mesmo ser, além de multi-instrumentista, um excepcional compositor, produtor musical e, fundamentalmente, cantor.

Por fim, “Chapter 9” contêm dez canções que rondam vários estilos, alguns não tão explorados anteriormente como o rock e outros já habituais como o soul, sempre com a inegável maestria. Sem dúvida um dos melhores da carreira do músico. Simplesmente não dá para deixar de voltar para tocar novamente. Apesar das facetas já conhecidas, “Chapter 9” acrescenta muita coisa “nova” na concepção musical de Ed Motta.

Ainda que difícil de entender (creio que muitos podem não gostar), considero a audição de "Chapter 9", minimamente, interessante.

Eu recomendo!


Vídeo:





Download:




Referências Bibliográficas:





Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário