sábado, 4 de dezembro de 2010

Planeta Música - Arthur Maia



Planeta Música - Arthur Maia


Track List:


1. "Manugrafia / Deombro" (Jamil Joanes, Arthur Maia, Manuela Maia) ;
2. "Muchacha" (Júlio Martins, Arthur Maia) ;
3. "Gôga" (Arthur Maia) ;
4. "Trilock / Senegal" (Arthur Maia, Mamadour, Babacar) ;
5. "Planeta Música / Cascavel" (Seu Jorge, Kiko Continentino, Arthur Maia, Antônio Adolfo) ;
6. "Depois do Amor" (Juarez Moreira) ;
7. "Cantereira" (Fernando Caneca) ;
8. "A Noite" (Ivan Lins, Victor Martins) ;
9. "Cama de Gato / O Choro" (Rique Pantoja / Arthur Maia) ;
10. "Miles / Stress" (Arthur Maia) .


Arthur Maia:


Baixista, compositor e cantor, Arthur Maia nasceu no Rio de Janeiro a 9 de abril de 1963, iniciando sua carreira como baterista em bailes do subúrbio carioca. Aos 17 anos, começa a se dedicar ao contrabaixo, orientado por seu tio, o contrabaixista Luizão Maia.

Inicia sua trajetória profissional acompanhando músicos como Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos (1976/79). Integrou diversos grupos de música instrumental: "Garage", "Varanda", "Pulsar", destacando-se a "Banda Black Rio".

A partir dos anos 80, participou de dezenas de shows e gravações com grandes nomes da MPB como Jorge Benjor, Gal Costa, Lulu Santos e Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Marisa Monte, Gilberto Gil, entre outros.

Em 1985, passou a fazer parte do grupo "Cama de Gato" , onde faziam parte o pianista Rique Pantoja, o baterista Pascoal Meirelles e o saxofonista Mário Senise.

Mais tarde participou de numa vertente mais pop, fundando o grupo "Egotrip".
Desde 1993 vem acompanhando Gilberto Gil em tours mundiais, além de participar de discos e shows de artistas internacionais, como Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana e George Benson.

Seu primeiro disco solo foi gravado em 1990, sendo lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, recebeu o Prêmio Sharp como revelação instrumental.

Seu segundo CD foi lançado em show no Canecão, com lotação esgotada e consagração da crítica, e, a seguir, em seis países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. Em setembro do mesmo ano, se apresentou na casa de espetáculos Town Hall, de New York, no Festival Brasil / New York.


Planeta Música:


Eis o disco que inspirou o título de meu blog. E deixe-me explicar-lhes o porque da analogia, ou, porque não, o "plágio" nominal entre Arthur Maia e Cauê Cruz (meu blog, mais especificamente falando): Ao meu ver, o tema escolhido por Maia, "Planeta Música", é por abordar, absolutamente, diferentes estilos musicais, de diferentes raízes, torando-se portanto uma mistura cultural que trata, fundamentalmente, o melhor da música. Evidentemente, tenho a mesmíssima idéia; por gostar de uma enorme variedade musical, mas, fundamentalmente, de uma variedade qualitativa, inspirado em Arthur Maia, tomei a liberdade de explorar o tema Planeta Música; e, porque não, de homenageá-lo, concomitantemente.

As primeiras imprssões que tive ao ouvir Planeta Música, foram absolutamente simples e marcantes.

É, primeiramente, sensacional sabermos que temos, em nosso país, um músico tão fora de série como Arthur Maia; funciona bem como um tapa na cara de muita gente por aqui que tem olhos, em se tratando de música é claro, apenas para estrangeiros. Temos, no Brasil, uma safra tão boa quiçá melhor do que a música norte americana, britânica, européia ou afins. Só comprova a máxima de que preconceito nada mais passa do que falta de conhecimento de causa. Simples.

Outra impressão muito clara é o quanto Arthur Maia sabe tirar um belo som de seu contrabaixo. É impressionante. Em Planeta Música, o mesmo explora uma variedade de técnicas e timbres interessantíssimos e com uma linguagem musical absolutamente ampla; o disco deixa claro que o principal destaque neste ótimo músico / instrumentista é sua versatilidade; tocando de funk ao samba, jazz ao reggae, Arthur Maia sabe trabalhar e produzir muito bem em qualquer linguagem musical.

Por fim, para você, caro leitor, o que é o estilo, e porque não rótulo musical especificado "Fusion"?Alguns dizem que é a mistura do Jazz com o Rock (inclusive, o mesmo ficou famoso sob este rótulo, quando surgiu). E alguns denominam Fusion, até os dias de hoje, sob estas duas linguagens musicais específicas. Eu, Cauê Cruz, creio que Fusion é a mistura de quaisquer estilos / linguagens / filosofias e outros valores musicais, dentro da música popular. Planeta Música possuí uma excelente mistura de samba, funk e jazz, fundamentalmente, tornando-se um excelente disco de fusion; ainda que, eu trabalhe com a teoria de que quando o músico / banda / artista é acima da média, é dificílimo rotulá-lo.

Enfim este é Planeta Música, dançante, contagiante, com excepcionais músicos convidados, melodias e harmonias simples (o que jamais pode ser confundido com fáceis) porém marcantes, o considero indispensável em qualquer discografia pessoal (ou não); sendo você, caro leitor, músico ou não!


Vídeo:

Arthur Maia Live



Download:

Planeta Música MP3 Download - Clique Aqui!



Referencias Bibliográficas:

Clube de Jazz



Observação: Não listei o tempo das músicas nem os músicos em específico por falta de precisão nas informações pesquisadas sobre o disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário