sábado, 18 de dezembro de 2010

Pet Sounds - Beach Boys, The




Pet Sounds - Beach Boys, The


Track List:


Lado A:

1."Wouldn't It Be Nice" (Wilson, Asher, Mike Love ) – 2:22
Brian Wilson e Mike Love nos vocais
2."You Still Believe In Me" – 2:30
Brian Wilson nos Vocais
3."That's Not Me" – 2:27
Mike Love nos vocais
4."Don't Talk (Put Your Head On My Shoulder)" – 2:51
Brian Wilson nos Vocais
5."I'm Waiting For The Day" – 3:03
Brian Wilson nos Vocais
6."Let's Go Away for Awhile" (Wilson) – 2:18
Instrumental
7."Sloop John B" – 2:56
Brian Wilson e Mike Love nos vocais


Lado B:

1."God Only Knows" – 2:49
Carl Wilson nos vocais,Brian Wilson & Bruce Johnston on the tag
2."I Know There's An Answer" (Wilson, Terry Sachen , Mike Love) – 3:08
Mike Love, Al Jardine, e Brian Wilson nos vocais; originalmente chamada "Hang On to Your Ego"
3."Here Today" – 2:52
Mike Love nos vocais
4."I Just Wasn't Made For These Times" – 3:11
Brian Wilson nos Vocais
5."Pet Sounds" (Wilson)– 2:20
Instrumental
6."Caroline, No" – 2:52
Brian Wilson nos Vocais


Singles:
1. Caroline, No "Summer Means New Love" (Capitol 5610), 7 de Março de 1966 # 32 nos Estados Unidos. (creditado a Brian Wilson)
2. Sloop John B "You're So Good to Me" (Capitol 5602), 21 de Março de 1966 Estados Unidos # 3; Reino Unido # 2
3. Wouldn't It Be Nice "God Only Knows" (Capitol 5706), 11 de Julho de 1966 E.U. # 8 ("God Only Knows" Estados Unidos #39 ; Reino Unido #2)
4. Let's Go Away for Awhil caracterizado como o lado B para o Good Vibrations
5. Here Today caracterizado como o lado B de Darlin


Músicos; dos Beach Boys:

Al Jardine - vocais, tamborimBruce Johnston - vocais
Mike Love - vocais
Brian Wilson - vocais, órgão, piano
Carl Wilson - vocais, guitarra
Dennis Wilson - vocais, bateria


Músicos; Projeto Pet Sounds:

Arnold Belnick - Violino
Chuck Berghofer - Contrabaixo
Hal Blaine - Bateria e percussão
Norman Botnick - Viola
Glen Campbell - Guitarra
Al Casey - Guitarra
Ray Caton - Trompete
Jerry Cole - Guitarra
Kyle Burkett - Guitarra
Andrew Maxson - Contrabaixo
Gary Coleman - Percussão
Mike arul - Guitarra
Al de Lory - Piano, cravo e órgão
Joseph DiFiore - Viola
Justin DiTullio - Violoncelo
Steve Douglas - Saxofones, clarinete, percussão e flauta
Jesse Erlich - Violoncelo
Ritchie Frost - Bateria e percussão
Carl Fortina - Acordeom
James Getzoff - Violino
Jim Gordon - Bateria e percussão
Bill Green - Saxofone, flauta e percussão
Leonard Hartman - Buzina e clarinetes
Jim Horn - Saxofones e flauta
Paul Horn - Saxofone
Harry Hyams - Viola
Jules Jacob - Flauta
Plas Johnson - Saxofone e percussão
Carol Kaye - Contrabaixo elétrico
Barney Kessel - Bandolim e violão
Bobby Klein - Saxofone
Larry Knechtel - Órgão
William Kurasch - Violino
Leonard Malarsky - violino
Frank Marocco - Acordeom
Gail Martin - Trombone
Nick Martínis - Tambores
Terry Melcher - Pandeiro
Mike Melvoin - Cravo
Jay Migliori - Saxofones, clarinetes e flautas
Tommy Morgan - Harpa e gaita
Jack Nimitz - Saxofone
Bill Pitman - guitarra
Ray Pohlman - Bandolim, guitarra e contrabaixo elétrico
Don Randi - Piano
Jerome Reisler - Violino
Lyle Ritz - Contrabaixo acústico
Joseph Saxon - Violoncelo
Ralph Schaffer - Violino
Sid Sharp - Violino
Billy Strange - Guitarra
Ron Swallow - Pandeiro
Ernie Tack - Trombone
Paul Tanner - Electrotheremin
Darrel Terwilliger - Viola
Tommy Tedesco - Guitarra
Julius Wechter - Percussão
Jerry Williams - Percussão
Tibor Zelig - Violino


Produtores:

Ralph Balantin - Engenheiro de mixagem
Bruce Botnick - Engenheiro de mixagem
Chuck Britz - Engenheiro de mixagem
David H. Bowen - Engenheiro de mixagem
Larry Levine - Engenheiro de mixagem


Beach Boys, The:

Beach Boys, The é um banda de rock dos Estados Unidos formada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock. Emplacou dúzias de canções nas paradas de sucesso (também emplacou quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos da América), além de álbuns recordistas de venda. Foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988.

O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes sobreviventes do grupo.

Foi um grupo que fez praticamente de tudo, surf rock (que foi o estilo inicial, sendo predominantemente do gênero até o sexto álbum, o All Summer Long), passando pela música erudita, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana, até hard rock como a All I Want To Do do álbum 20/20 de 1969, entre vários outros já discriminados na discografia. Ajudaram a definir o pop em essência em 1965 com o
Today e Summer Days (And Summer Nights), estilos onde já se encontram os primeiros traços do art rock e do rock psicodélico divulgados pelo Pet Sounds em 1966.


Pet Sounds:

Caros leitores,

conheçam o álbum que, na minha modesta opinião, é o melhor e mais influente de toda a história da música popular no século XX; Pet Sounds!

Devido a minha pouca idade, o ouvi pela primeira vez no ano de 2004; fase esta em que a música, em sua essência, explodia dentro de mim; e eu, por minha vez, absoluto estudioso, entusiasta e dedicado em conhecer TUDO relacionado a mesma (de qualidade, é claro), tive grata surpresa mesmo após 38 (trinta e oito) anos passados do ano de seu lançamento; Pet Sounds me influenciou, posteriormente, de várias maneiras.

Classificaria, vide entusiasmo declarado e evidente acima, como uma das maiores obras primas do século XX ou, porque não, até de todos os tempos.

Para entendermos (ou tentarmos) Pet Sounds, é necessário voltarmos e analisarmos o contexto artístico da música pop da época, e, quais as diretrizes que o rock tomára à mesma. Portanto, vamos lá: Segunda metade da década de 60 (sessenta). Na primeira metade da mesma (e até pouco tempo antes) o contexto do rock assumia, por assim dizer, duas personalidades distintas: As "baladas" românticas com Beatles e afins e o rock em sua essência mais cru, mais protestante, representado principalmente por Rolling Stones e The Who.

Dentro desse contexto, na primeira linha, os próprios Beatles assumiram uma postura mais pretensiosa, com músicas mais bem elaboradas e com instrumentação e melodias mais ousadas, fugindo do "lugar comum". Os stones e o who, por sua vez, seguiram trilhando uma linha mais cru e agressiva, se é que assim pode-se dizer. Por fim, desta "segunda linha" surgiram Black Sabbath, Led Zeppelin e afins, e, posteriormente, o estilo denominado Heavy Metal, com bandas como Iron Maiden, Metallica e assim por diante.

Já a "primeira linha", por sua vez, tomou uma postura mais pretensiosa; surgiam as primeiras vertentes psicodélicas e, concomitantemente, surgiam os discos CONCEITUAIS e todo o movimento hippie, posteriormente. De tal vertente, surgiram com maior notoriedade bandas como Buffalo Springfield, Zombies, The, Love, Cream e afins. A título de curiosidade, de tal vertente surgiu também, posteriormente, o complicado (e por mim até hoje adorado, diga-se de passagem) rock progressivo, onde bandas que começaram com o rock psicodélico obtiveram grande notoriedade, tais como Yes, Genesis, Jethro Tull e, muito provavelmente a mais famosa destas, o PINK FLOYD.

Ao leitor menos familiarizado, um álbum conceitual é uma linha de composição em que, todas as músicas, contribuam para o mesmo efeito final ou para uma história única. Normalmente, na música pop, um álbum de um artista ou de um grupo consiste simplesmente numa série de músicas que o artista ou os membros do grupo escreveram ou escolheram para o integrar.

Pois bem, Pet Sounds surgiu à época dos pretensiosos discos psicodélicos e é, sem sombra de dúvidas, um dos discos conceituais mais influentes da história da música. A idéia do disco era realmente esta; ser uma obra de arte, assim como implicitamente confessara Brian Wilson; E Wilson conseguiu...

Se atentarmo-nos ao número de pessoas envolvidas no projeto PET SOUNDS, da pra se ter idéia do perfeccionismo que cercou o disco, concomitante a idéia psicodélica e a fuga do lugar comum que pretendia seu líder, o gênio Brian Wilson.

O grande mérito de Pet Sounds, na minha modesta opinião, é a fusão da instrumentação absolutamente fora do comum à época (apitos caninos, sinos, cravo e afins) e a determinação de Wilson; seu resultado, até contraditoriamente, é simples (o que, reafirmo, nunca pode ser confundido com fácil), e absolutamente marcante; o que considero o ápice musical para qualquer artista, pois, pensem comigo:


Técnica, qualquer pessoa capacitada pode absorver e realizar trabalhos complexos; mas a complexidade surgida da simplicidade, é para poucos, não há dúvidas.

Por fim, somos presenteados com belíssimas melodias, belíssimos movimentos musicais atípicos, espetaculares harmonias de vozes (o que era peculiar à época e aos Beach Boys, sem dúvida), harmonias simples e absolutamente marcantes, enfim, como disse anteriormente, com uma obra prima.

Considero Pet Sounds uma audição obrigatória a qualquer ser humano que se diz apreciador de música, independentemente de quais suas vertentes musicais preferenciais. A influência de Pet Sounds na música pop é tamanha que, para entendê-la, um dos maiores passos é entendendo o disco.

Audição OBRIGATÓRIA e absolutamente INDISPENSÁVEL!


Vídeo:

God Only Knows


Download:

Pet Sounds MP3 - Clique Aqui!


Referências bibliográficas:

ProgArchives
ÉISSAÊ!

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